Curso de Moxabustão

moxabustao

Moxabustão, ou moxa, no  norte da China significa, “longo tempo de aplicação do fogo”.

No Japão, mokusa, significa “erva queimada”.

A Moxabustão é uma técnica  tão antiga quanto a acupuntura tradicional e era utilizada nas mais diversas regiões orientais, principalmente nas terras de baixas temperaturas, onde o frio, o vento e a umidade agiam no corpo como causadores de doenças.

Consiste em aquecer  pontos, zonas e meridianos estimulando por calor em vez de por agulhas. Por isso, é conhecida também como acupuntura térmica.

A técnica de moxabustão utiliza vários tipos de materiais de aplicação, como o carvão, gengibre e outros, que não exalam fumaça, ou a moxa elétrica, um instrumento que emite calor.

Atualmente a terapia mais usada é a planta Artemísia( Artemisia vulgaris e sinensis ), essa erva ao ser queimada possui a qualidade de combustão lenta, produzindo um calor penetrante que tem a propriedade de relaxar e tonificar ao mesmo tempo, além de outros efeitos extremamente benéficos.  Sua parte fibrosa, depois de seca, assemelha-se a um chumaço de algodão e é adaptada a vários formatos para facilitar a aplicação.

A moxa devidamente preparada com a artemísia é queimada e aproximada da pele para aquecer o ponto a ser desbloqueado. Além de não pegar fogo quando acesa, evitando que as cinzas caiam sobre a pele, a planta emana substâncias com capacidade curativa.

Serve como poderoso descongestionante de bloqueios energéticos e é um poderoso recurso terapêutico preventivo de dores em geral, tais como torcicolos, tendinites e outros.

A moxa também é um tratamento alternativo para quem foge das agulhas utilizadas na acupuntura. É um tratamento indolor que não deve queimar a pele e é bem recomendada para tratamento em crianças.

A técnica pode ser utilizada sozinha ou associada às práticas de acupuntura tradicional e ventosaterapia.

No livro Ling Shu existe a referência de que: “Quando a Acupuntura é ineficaz, a Moxa é apropriada”.

Objetivos:

Dar condições para que o aluno, utilizando as diversas formas e aplicações com moxas,  aprenda como tratar de afecções pelo Frio ( desordens Yin ) como  asma, diarréia,artrite, dor reumática,vomito, dor abdominal e determinadas desordens ginecológicas.

O tratamento terapêutico com moxabustão tem mostrado resultados bem sucedidos na eliminação de dores, tensões e contraturas musculares.

Conteúdo:

– História da Moxaterapia

– Como utilizar as diversas formas de moxa

– Principais tratamentos e formas de aplicação.

– Indicações e contra indicações.

– Prática

 

Benefícios:

A Moxabustão auxilia no tratamento e prevenção de diversas síndromes energéticas ou disfunções provocadas no organismo pelo frio e umidade excessiva, como problemas osteoarticulares.

Trata quadros de deficiência de energia como: fadiga, stress, cansaço físico e mental, doenças crônicas, distúrbios sexuais,  dores na região lombar e nas costas;

O uso deste tratamento remove bloqueios e obstruções no fluxo da energia vital, assim promovendo o relaxamento e normalizando a circulação energética nos meridianos

Produz um efeito revitalizante ao mesmo tempo em que relaxa e reduz a tensão nervosa, a irritabilidade e o stress, produzindo uma sensação de bem estar geral.

Ajuda a  aumentar a imunidade e a energia vital propiciando uma longevidade saudável;

Fortalece a energia dos rins.

Veja nossa Agenda Mensal